domingo, 3 de maio de 2015

Obras

Obras


Sem título, Djanira da Mota e Silva (1959) [Coleção Roberto Marinho - Rio de Janeiro, RJ]

Igreja de Antonio Dias [Estudo de Ouro Preto], Djanira (1955)
[Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro, RJ]


Barcos, Djanira (Déc. 1950)

Festa do Divino em Parati,  Djanira (1962)
[Acervo do Palácio dos Bandeirantes - SP]
Inconfidência, Djanira (1975)
[Acervo Caixa Econômica Federal]

Mina de Ferro, Djanira (1976)
[Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro, RJ]

Futebol Fla-flu, Djanira (1975)
[Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro, RJ]

Petrobras, Djanira (1962)

Indústria Automobilística, Djanira (1962)

O Circo, Djanira (1944)  - [Acervo Funarte Rio de Janeiro]

Igreja no Litoral - Cabo Frio, Djanira (1970)

Serradores, Djanira (1959 )
[Coleção Roberto Marinho - Rio de Janeiro, RJ]

Meninos com Pipa [estudo de painel], Djanira (1966)


A fazenda, Djanira (1966)


Festa de Iemanja, Djanira (1962)

Sem título, Djanira

Peixes, Djanira (1962)

Igreja de Santa Rita (Parati, RJ), Djanira (s.d.)
 [Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro, RJ]


Três Orixás, Djanira (1966)
[Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo - SP]

Cena de mercado, Djanira (1960)


Mina de Ferro, Djanira 

Comentário Crítico

A artista sempre busca aproximar-se dos temas de suas obras: no fim da década de 1950, após convivência de seis meses, pinta os índios canela, do Maranhão. Na década de 1970, desce às minas de carvão de Santa Catarina para sentir de perto a vida dos mineiros e viaja para Itabira para conhecer o serviço de extração de ferro.
Djanira trabalha ainda com a xilogravura, gravura em metal, e faz desenhos para tapeçaria e azulejaria. Em sua produção, destaca-se o painel monumental de azulejos para a capela do túnel de Santa Bárbara, no Rio de Janeiro. Inicialmente nomeada como "primitiva", gradualmente sua obra alcança maior reconhecimento da crítica. Como aponta o crítico de arte Mário Pedrosa, Djanira é uma artista que não improvisa, não se deixa arrebatar, e, embora possuam uma aparência ingênua e instintiva, seus trabalhos são consequência de cuidadosa elaboração para chegar à solução final.

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